sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bolo de Chocolate e Maracujá



Em Maio fui à Colômbia numa breve visita à cidade de Bogotá. è sempre difícil comparar a beleza das cidades sul americanas à das cidades europeias, mas confesso que Bogotá me surpreendeu.

Como estive muito pouco tempo, não vi a maior parte da cidade, mas gostei muito deste  bairro, um dos mais centrais e provavelmente mais antigos da cidade. Algumas casas destacam-se   pelo colorido, outras ruas encantam-nos com a suas casas de tijolinhos, janelas e beirais brancos e pequenos jardins cheios de flores coloridas.



Já de regresso a casa, comprei uns chocolates deliciosos, em forma de pepitas de chocolate negro com recheio de maracujá que serviram de inspiração para este bolo. Juntar estes dois sabores que tanto gosto numa receita surgiu de imediato, assim que os chocolatinhos, um atrás do outro, começaram a derreter na boca. 

Aqui fica o bolo inspirado por esta viagem e pelo sabor irresistível das pepitas de chocolate!





Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
75 ml de óleo vegetal
200 ml de sumo de maracujá
120 g de cacau em pó
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Juntar o óleo e continuar a bater. Preparar o sumo de maracujá, retirando o interior dos frutos (como o maracujá azedo é bem grande precisei apenas de dois) e batendo com a varinha mágica. Em seguida, coar com um passador de rede para retirar as sementes. Pode também usar a polpa de maracujá que é vendida congelada. Juntar este sumo ao preparado anterior e misturar bem. Adicionar o cacau em pó e envolver cuidadosamente. Por fim, acrescentar a farinha com o fermento e mexer, sem bater, até incorporar totalmente. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada de farinha, em forno aquecido a 180ºC.


A combinação dos dois sabores é muito interessante e se bem que possa não agradar aos paladares mais tradicionais, irá encantar os demais. Gostei dos chocolatinhos e adorei o bolo. Quem quer experimentar?

Com esta receita participo na 3º edição do passatempo a "Escolha do Ingrediente", projecto que foi criado pelo blog Tertúlia da Susy e que este mês é dinamizado pelo blog Entre Tachos e Sabores e tem como tema o maracujá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Manuela, este bolo está uma maravilha! Também adoro maracujá, faz-me sempre lembrar as férias na Madeira, em que acordava com o barulho do meu pai a fazer sumo de maracujá!

    Parece-me que este bolo podia muito bem entrar no passatempo que lancei hoje... ou outra qualquer receita que te apetecer! E por falar em desafios, já tenho prontas as bolachas para o Vamos Fazer Bolachas deste mês! :-) Publico em breve!

    As fotos de Bogotá estão lindas, gostava de conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo deu-me fome! Adorei a ideia de combinar chocolate e maracujá :)
    beijinhos e um bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de bolo :D Gosto tanto de maracujá, e em combinação com o chocolate deve ficar tão bom :D

    Da América do Sul só conheço o Brasil, mas tenho muita pena. Vai chegar o dia ;)

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ResponderExcluir
  4. Nunca experimentei essa combinação! Ora aí está uma bela ideia!

    ResponderExcluir
  5. Um bolo que tem um aspecto delicioso!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço ainda a América do Sul, mas quero muito ir viajar até essas paragens.
    Que bolo bom, adoro cacau e maracujá.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Olá Manuela, obrigada pela tua participação, o bolinho ficou mesmo apetitoso, e junção do maracujá e do chocolate para mim é perfeita hehehe :)
    Adorava conhecer alguns países da América do sul e a Colúmbia é um deles, adorei as fotos :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  8. Adorei a combinação de sabores, bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá Manuela,
    Obrigada por visitar o meu blog e por este bolo maravilhoso.
    Kiss, Susana

    ResponderExcluir