quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Açorda de Marisco




Não há como ir a Portugal para comer bom marisco! Sempre que regresso, aproveito para comer tudo o que posso e uma açorda de marisco, feita em casa, é um dos pratos obrigatórios. Embora leve algum tempo, não exige técnicas muito complicadas e o resultado é delicioso.

Açordas são pratos confeccionados com pão, geralmente do dia anterior, e de preferência com um pão de massa consistente e seca. Em Portugal o mais indicado é o pão alentejano e aqui no Brasil uso pão italiano. Nas açordas as fatias de pão podem ser demolhadas num caldo perfumado com ervas, legumes, carne ou peixe (Açordas e Sopas típicas do Alentejo), ou pode ser reduzido a uma espécie de papa, como é o caso da açorda de marisco.




Ingredientes:
500 g de camarão médio
1 kg de amêijoas (vôngole)
500 g de pão da véspera (amanhecido)
1 ramo grande de coentros
6 dentes de alho
2 ovos frescos
Azeite, sal e pimenta qb.

Arranjar os camarões, reservando as cascas e cabeças para fazer um caldo. Ferver as cascas e cabeças dos camarões em cerca de 1,5 l de água temperada de sal. Partir o pão em pedaços pequenos e, quando as cascas e cabeças estivem bem cozidas, coar o caldo e demolhar o pão. Num tacho médio, alourar os alhos espalmados numa boa quantidade de azeite. Fritar os camarões, temperando ligeiramente de sal e pimenta. Quando ficarem alaranjados e começarem a encurvar, retirar os camarões e reservar. Na gordura que ficou, abrir as amêijoas, previamente lavadas. Quando estiverem abertas, retirar do tacho e após deixar arrefecer um pouco (para não queimar os dedos!) retirar o molusco da concha e reservar. Escorrer o pão e juntar à gordura e caldo deixado pelas amêijoas. Juntar os coentros picados. Ir mexendo até que o pão esteja bem desmanchado e a açorda não fique demasiado líquida. Rectifique o tempero de sal e pimenta. Junte as amêijoas e o camarão que, dependendo do tamanho pode valer a pena partir em duas ou três partes. Acrescente os dois ovos e envolva bem, para que cozam com o calor da açorda. Deve ser servida de imediato!


Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: