sábado, 12 de janeiro de 2013

Alentejo em Janeiro (3)

Temos aproveitado estes dias para dar uns passeios pelo concelho de Castro Verde e visitar alguns locais e aldeias. Num fim de tarde, fomos a São Pedro das Cabeças, identificado como o local histórico da Batalha de Ourique, na qual D. Afonso Henriques terá vencido sete reis mouros. Num cerro, tem uma vista estonteante sobre as planícies em redor. Uma pequena ermida (de São Pedro) e um singelo monumento marcam o local.


O resto é uma paisagem sem fim, os campos nevados da magarça, carreiros e o som dos chocalhos do gado que pasta em redor.


Ontem fomos a Santa Bárbara dos Padrões, para mim uma das mais bonitas aldeias do concelho de Castro. Muitas casas mantém pequenos quintais ou hortas de pequenos muros de pedra.

No ponto mais alto da aldeia, a igreja domina e, à sua volta, debicam as galinhas e pastam as ovelhas e pequenos cordeiros.


Cá em baixo na aldeia vê-se pouca gente. Uma criança com o avô, dois amigos que conversam sentados num banco. A Rua das Flores está vazia e muitas casas tem ar de estar fechadas há muito. Mas encantou-nos a simpatia do cachorrinho do posto dos Correios (instalado numa pequena venda)!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Que imagens lindas do nosso Alentejo. Continuação de boas viagens. Beijinhos Margarida e Carolina

    ResponderExcluir