segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pão de Ló


O Pão de Ló tem esta indefinição de identidade... Ao ser um bolo em que os ovos e o açúcar predominam, e a farinha é usada de forma escassa, apenas para dar corpo à espuma deliciosa que se forma, tende quase a parecer um doce. Por não cozer muito tempo, fica com uma camada cremosa que se assemelha a doce de ovos, e que combina com a massa leve e saborosa. Não podia ser melhor!




Três localidades portuguesas têm no Pão de Ló um símbolo da sua doçaria e quem comer Pão de Ló em Alfeizerão, Ovar ou Arouca, certamente que vai ficar satisfeito.

Em Ovar, até ao final do século XIX, o fabrico deste bolo era unicamente artesanal, sendo batido à mão durante horas em alguidares de barro com a ajuda de colheres de madeira. Cozido em forno de lenha, também as formas eram de barro, forradas com papel de linho. Rico em açúcar, é provável que nessa altura as receitas ainda privilegiassem mais este ingrediente do que hoje, pois um bolo médio levava mais de 450 g de açúcar ( um arretel).





Ingredientes:
2 ovos inteiros
8 gemas
9 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa farinha sem fermento

Bater muito bem  os ovos com o açucar até ter um creme fofo e esbranquiçado (no século XIX era batido à mão durante duas horas!)  e por fim misturar a farinha, envolvendo cuidadosamente.  Forrar uma forma redonda com papel vegetal  e levar a cozer no forno a 200º C. Deve manter-se bastante atenção à cozedura, pois não demora mais de 30 minutos, tendo de  ficar ligeiramente mal cozido para formar o creme que fica por dentro. Esta receita rende um bolo pequeno (aqui em casa durou poucas horas!). Para um bolo maior,  sugiro que  se faça a receita a dobrar.




A delicadeza do miolo e o aroma e sabor característicos são deliciosos. Esta receita foi gentilmente partilhada por uma leitora do Cravo & Canela. Têm alguma receita de Pão de Ló que também queiram partilhar?

Em breve vou experimentar o Pão de Ló de chocolate. Boa ideia não é?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Adoro pão de ló. É sem dúvida um bolo muito especifico.
    O teu está com um aspeto delicioso e eu vou ficar à espera da versão com chocolate :)
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão de ló Manuela :)
    Cá em casa é o bolo favorito e um dos que aprendi a fazer em pequenina.
    O que faço é bastante simples e mais consistente.
    Depois quero ver esse de chocolate! E provar :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir