terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bolachas de Lima e Manjericão

Fiquei tão encantada com o efeito craquelé dos crincles de chocolate que, na fornada seguinte, logo experimentei a mesma técnica mas com diferentes sabores. Já ha algum tempo que andava a matutar como seriam boas umas bolachas de lima e manjericão e esta foi a oportunidade escolhida!


Ficaram uma bolachas com um suave tom verde e muito aroma, com as quais presenteei amigos nesta quadra do Natal.




Ingredientes:
1 chávena (xícara) de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos pequenos
100 ml de óleo vegetal
raspa de duas limas
sumo de 1/2 lima
1 raminho de mangericão
2 chávenas (xícaras) de farinha
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento
1/2 chávena (xícara) de açúcar em pó

Misturar o açúcar branco com o açúcar baunilhado. Juntar as raspas de lima e misturar bem, com os dedos, para libertar os óleos aromáticos. Bater os açúcares com os ovos até obter um creme esbranquiçado. Em seguida, juntar as folhas de manjericão ao óleo e, com uma varinha mágica ou no copo liquidificador, triturar bem. Juntar esta mistura ao preparado de ovos e açúcar, integrando bem. Acrescentar o sumo de lima e, em seguida, os ingredientes secos (farinha, sal e fermento) previamente misturados, envolvendo cuidadosamente. Tapar a tigela com película aderente e levar ao frigorífico (geladeira) durante uma hora. Passado este tempo, com a ajuda de uma colher, retirar pequenas quantidades de massas e formar uma bola (cerca de 2 cm de diâmetro) que se envolve totalmente em açúcar em pó. Achata-se um pouco e coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal, tendo o cuidado de deixar cerca de três centímetros entre as bolachas para que não se colem umas as outras ao crescer (aconteceu com algumas das minhas!!). Levar a cozer em  forno aquecido a 180ºC. Quando a massa fica firme está na altura de retirar do forno. Deixar arrefecer um pouco no tabuleiro e depois passar para um rack até arrefecerem totalmente.




Com um chá de limão a fumegar (ou com um Iced Tea, para quem está em paragens mais quentes!), um bom amigo para conversar, serão o acompanhamento ideal para um fim de tarde antes do Natal chegar.

Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Imagino o aroma que ficou por sua casa com essa mistura de ingredientes, ficaram lindos e pelo aspecto e receita uma delícia!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      A cozinha ficou bem cheirosa. A massa é muito fina e leve e os aromas da lima e do manjericão combinam bem.
      Bjnhos

      Excluir
  2. E agora fico eu a imaginar e a desejar estas bolachas!
    Que perfumadas.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja,
      Por enquanto só mesmo em formato virtual.
      Resto de uma boa semana e bjnhos

      Excluir
  3. Hmmmmm :) Lima e mangericão, ideal para o Verão! De facto essa perfeita comibinação lembra-me paragens mais quentes :) Deixou-me para aqui a sonhar...
    beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pami,
      Nós por aqui com tanto calor (bem, neste preciso momento chove a cântaros!) e aí certamente tanto frio que eu nem consigo imaginar.
      Bjnhos

      Excluir