segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Arroz Doce e Cremoso

O Arroz Doce é uma das mais conhecidas e apreciadas sobremesas portuguesas. Presente nas mesas nos dias especiais, faz parte das memórias de infância de todos nós, com os seus pratos e travessas enfeitados com canela, pelo aroma de festa que se espalhava pela casa e, muitas vezes, pela possibilidade irrecusável que nos era dada de poder raspar o tacho do delicioso arroz.




Gosto de lhe mater esse carácter especial e não faço muitas vezes esta sobremesa, que aprecio rica e cremosa, quase a parecer um leite creme com arroz. O aroma da canela e do limão e a cremosidade das gemas que engrossam o leite tornam-no irresistível!




Ingredientes:
125 ml de arroz para arroz doce ou arroz para risotto
1/2 l de água
1 litro de leite quente
casca de 1 limão (siciliano)
2 paus de canela
2 colheres de sopa de manteiga
8 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
canela em pó para decorar

Em Portugal vende-se arroz próprio para arroz doce, que se assemelha muito ao arroz para risotto, pelo seu grão arredondado e elevada taxa de goma, o que permite formar um caldo cremoso. Colocar a água a ferver com uma pitada de sal, a casca do limão (cortar tiras de casca, tendo o cuidado de apanhar apenas a parte amarela),  os paus de canela e a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida, adicionar o arroz e deixar cozer até evaporar todo o líquido, cozinhando em lume brando. Entretanto, aquecer o leite. Quando o arroz estiver seco, juntar o leite quente e deixar cozinhar em lume brando. A meio da cozedura, adicionar o açúcar, mexendo para dissolver. Deve-se mexer com alguma regularidade para evitar que pegue no fundo do tacho. Quando o arroz estiver quase cozido, desligar o lume, retirar as cascas de limão e os paus de canela, bater as gemas e adicionar, a pouco e pouco, colheres de caldo de leite, mexendo bem, para temperar os ovos sem que fiquem cozidos. quando os ovos já estiverem temperados, adicionar à totalidade do arroz, envolvendo bem. Retornar ao lume e deixar o preparado engrossar, sem que, contudo, levante fervura. Quando ficar com a consistência de um leite creme, retirar do lume e colocar numa travessa ou em taças individuais. Polvilhar de canela e servir, frio ou quente.




Só resta deliciar-se!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Tô me exigindo fazer uma receita dessas... a sua é linda e merece minha mais preciosa admiração. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Como eu adoro arroz doce! Será sempre um favorito.
    Não costumo fazer com gemas, mas acho que um dia vou experimentar esta tua receita, está mesmo cremoso, como eu gosto :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou literalmente de comer com os olhos, vou ter que experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ir fazer arroz doce,pois este está com um ótimo aspeto.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Que aspecto magnífico e bem cremosinho, mesmo como o adoro!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderExcluir