sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bolachas de Chocolate e Amendoim

Para mim a ideia de lar sempre combinou com bolachas, num prato à noite acompanhadas de uma caneca de leite. Combina com  latas de folha cheias de bolachinhas perfumadas, com o som estaladiço que fazem quando as partimos com os dentes, ou com o sabor gostoso quando as molhamos no leite fresco ou quente. A nossa casa e as nossas bolachas dão-nos aquele conforto à alma e ao coração, de sentir que pertencemos a um local e que somos amados e/ou amamos alguém.




Fazer bolachas é participar neste momento terno, é algo que me descontrai e afasta das preocupações, muitas vezes comezinhas do dia a dia. É terapêutico e, além disso, sabe bem!

No passado fim de semana participei num Bazar dedicado ao Dia da Mãe, onde levei bolachas de vários sabores. As crianças foram os meus melhores clientes e as bolachas de chocolate as suas favoritas. Hoje para o Cravo e Canela, tragos estes Corações de Chocolate e Amendoim, bem crocantes e deliciosos.




Ingredientes:
150 g de açúcar
300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
4 colheres de sopa de cacau
50 g de amendoim torrado e moído
100 g de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de leite

Colocar os ingredientes à temperatura ambiente cerca de meia hora antes de começar a trabalhar. Misturar todos os ingredientes secos numa tigela. Juntar a manteiga e esfarelar até estar totalmente absorvida. Juntar o ovo batido com o leite e amassar bem, até obter uma massa homogénea e consistente. Geralmente, trabalho tudo à mão, mas quem preferir pode utilizar o robot de cozinha. Formar uma bola e tapar a tigela com película aderente. Levar ao frigorífico (geladeira) por pelo menos uma hora. Quando a massa estiver bem fria, partir em 6 partes e trabalhar cada parte de sua vez. Estender a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha com a ajuda de um rolo de massa até atingir uma altura de cerca de 2 mílimetros. Com um cortador de bolachas, recortar, aproveitando o melhor possível o espaço. Dispor as bolachas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, tendo o cuidado de deixar uma distância de cerca de 2 centímetros entre elas. Levar a cozer na parte central de um forno aquecido a 180ºC. Proceder desta forma até acabar a massa. Quando estiverem cozidas, retirar o tabuleiro do forno e, ao fim de alguns minutos, retirar as bolachas e colocar sobre um rack para arrefecer.





São deliciosas para acompanhar um copo de leite!

Espero que gostem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Que lindas!
    Concordo, bolachinhas trazem um ar de aconchego a uma casa. O seu cheirinho ainda mornas é uma promessa de coisas boas :)
    Chocolate e amendoim combinam tão bem.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ginja!
      A comida de forno, pelo calor e aroma que transmite é a que nos traz mais esta ideia de lar, família e afecto.
      E estas bolachinhas cumpriram bem com este seu papel.
      Bjkas

      Excluir
  2. Lindas, lindas essas bolachinhas! Sem dúvia que uma latinha cheia dessas maravilhas alegra qualquer lar:)
    A combinação de chocolate com amendoim é divinal!
    Beijinhos e bom domingo:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice,
      Obrigada pela tua mensagem. Também são dois sabores que muito me agradam.
      Bom fim de semana!
      Bjnhos

      Excluir
  3. Que lindo texto, Manela, e que lindas bolachinhas.
    Gostei de tudo.
    Beijinhos e boa semana.
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Obrigada pelo teu simpático comentário.
      Desejo-te um bom fim de semana.
      Beijinhos

      Excluir
  4. oláa,
    é a primeira vez que estou no teu blogue e estou a adorar, as tuas fotografias são muito bonitas e tens aqui optimas sugestões.
    quando puderes visita-me aqui:http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderExcluir