domingo, 29 de abril de 2012

Bolinhos de Amêndoa e Moscatel

Estes bolinhos de amêndoa, de tons suaves e sabor delicado, andavam a bailar-me na ideia desde que fiz os bolinhos de avelã com geleia de jabuticaba para o desafio Dorie às Sextas
.
A receita é em tudo muito semelhante, só que, desta feita, com amêndoas, sendo a geléia substítuída por uma amêndoa inteira sobre o bolo.



Lembro-me da minha avó fazer uns bolinhos em que colocava uma amêndoa e de outro em que enfeitava o cimo com uma pequena quantidade de gema de ovo que ao cozer ficava dourada. Já há algum tempo que pensava experimentar estas memórias de infância e estes bolinhos de amêndoa a la Dorie Greenspan deram a oportunidade.



Ingredientes:
1 3/4 de chávena (xícara) de amêndoas peladas
1 3/4 de farinha
1 colher de sopa de fermento
200 g de manteiga
1/2 chávena (xícara) de açúcar
2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal

Triturar as amêndoas e misturar com a farinha e o fermento. Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. Acrescentar 2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal e bater mais um pouco. Juntar a mistura de amêndoa e farinha e amassar até obter uma mistura homogénea e consistente. Retire colheres de chá desta massa e forme bolas rolando a massa entre as palmas das mãos. Deve apertar bem para que o bolinho fique bem consistente e não rache ao cozer.  No centro de cada bolinho colocar uma amêndoa pelada, pressionando ligeiramente. Colocar os bolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, mantendo uma distância de cerca de 2 cm entre eles. Levar a cozer em forno a 180º na prateleira central. Os bolinhos devem ser retirados assim que ficam cozidos e ainda não começaram a alourar. Retirar os bolinhos do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e colocar a arrefecer num rack. Polvilhar com açúcar de confeiteiro, utilizando um passador de rede ou peneira.





São deliciosos com chá ou com uma limonada. Podem guardar-se numa lata de folha e quanto mais tempo passa, melhor ficam. Infelizmente é difícil resistir a comê-los rapidamente.

Aqui, foram apresentados numas bonitas boleiras da La Faenza que, simpaticamente, continua a disponibilizar as suas peças para os posts do Cravo e Canela.

Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Esses bolinhos com a amêndoa por cima ficam uma delicia, fiz alguns para o desafio da Dorie e foi os que gostei mais.
    As boleiras são lindas
    Um beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisela!
      São mesmo bons e,. passados uns dias parece que ainda sabem melhor.
      Logo quando fiz os de avelã fiquei a pensar em fazer de amêndoa. Quando li o teu post a ideia ainda ficou mais reforçada e a semana passada não esperei mais.
      Desejo-te uma boa semana.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Que bolinhos maravilhosos! Cá em casa adoramos este tipo de bolinhos. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia!
      Espero que experimente a receita e que goste.
      Bjnhos

      Excluir
  3. Que lindos!
    No desafio da Dorie também usei amêndoas, adoro amêndoa em biscoitos.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Ginja. No desafio fiz com as avelãs mas fiquei sempre a pensar que com amêndoas ainda devia ficar melhor.
      Bjkas

      Excluir
  4. Só que qual e a equivalência dos 3/4 agradecia um beijinho e obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Filomena, em relação aos 3/4 eu faço uma chávena mal cheia. 1 chávena de farinha (1 cup) corresponde a 150 gramas. Se não tiver um medidor (que muitas vezes até têm as marcas para 1/4, 1/2, e 3/4) a medida de uma chávena corresponde a 240 ml (sensivelmente uma chávena de chá grande).

      Excluir