sábado, 17 de março de 2012

Sericaia para Fechar o Jantar

Sempre que via os programas do Jamie em Itália, em Espanha ou nos Estados Unidos imaginava como seria tê-lo por Portugal. A humildade com que se aproxima das pessoas, a sua vontade de aprender o seu eterno ar de miúdo iam deixar o povo português de braços abertos e definitivamente encantado com o jovem chefe inglês.




Imaginava-o no Alentejo a experimentar a boa culinária dessa região de Portugal. O desafio iniciado pela Ana e, este mês, continuado pela Suzana, permitiu-me dar azo a esta fantasia e aqui estou eu, em pleno Alentejo profundo, acompanhada do Jamie Oliver.




É Setembro, os campos estão dourados, o clima seco e quente. Na vila de Castro Verde decorre o Festival Sete Sois, Sete Luas. A terra enche-se de espectáculos, exposições, workshops. Improvisam-se tasquinhas, cafés em casas antigas. É um festival mediterrânico com o melhor desta cultura, da música à arte, da literatura à gastronomia. E este ano "está cá aquele moço inglês, muito engraçado, que faz uns progamas de culinária. O Jaimi, ou lá o que é!".

Em poucos dias já o moço conhece gente pelo nome, já foi visitar as melhores boleiras, já comeu do bom pão, já foi convidado por meio mundo para ir comer lá a casa e anda Ao Baldão pelas tascas a arranhar as Modas alentejanas. Já experimentou as tibornas, encheu-se de queijadas e bolos folhados, comprou popias brancas para levar às suas princesas e perdeu-se de amores pelo presunto, paios e linguiças caseiros "Sr. Jaimi, estas linguiçinhas são para levar lá pra Inglaterra, que é para não se esquecer aqui de Castro!".



Hoje fomos dar uma volta aos montes, levei-o a vistar a minha prima Manela que faz dos melhores presuntos que já provei e ficou logo combinado um jantar de Pilha Galinhas para amanhã. "Que é para o Jamie também provar uma cabidela!"

Chegados a casa, já estava uma lebre, temperada de véspera, à espera para fazer um jantar de lebre com feijão e cominhos. Juntos vamos fazer a sobremesa. "Chama-se Sericaia, Jamie!". "Sericá?". "Sim, também pode ser! Vamos lá!"



Ingredientes:
1/2 l de leite
Casca de meio limão (siciliano)
1 pau de canela
1 pitada de sal
6 ovos
225 g de açúcar
70 g de farinha
Canela em pó
Ameixas d'Elvas (facultativo)

Ferver o leite com a casaca de limão (cortada bem fina, sem a parte branca), o pau de canela e o sal. Deixar arrefecer e, aos poucos, acrescentar à farinha, diluido bem. Se formar grumos, desfazer e homogeneizar o creme com a ajuda de uma varinha mágica (mixer). Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar lentamente a mistura de leite e farinha, mexendo sempre. Voltar a colocar no recipiente de ir ao lume e levar a cozinhar em fogo brando, mexendo sempre e sem deixar ferver. Deixar arrefecer, tirar as cascas de limão e a canela. Bater as claras em castelo firme (em neve) e envolver com o creme de leite, farinha e ovos que já deve estar frio. Deitar num prato fundo e largo e polvilhar com bastante canela em pó. Levar a cozer em forno a cerca de 200º e retirar quando estiver firme e a rachar.




Tradicionalmente é servido  em fatias, acompanhado de Ameixas d'Elvas e da sua calda.

Também pode ser feito em recipientes individuais ou num tabuleiro e cortado em cubos. Mas não há nada como ver o prato de barro, com a Sericaia estalada, a cheirar a canela.




"Então Jamie, gostaste?". "Oh yea! Sericá is lovely!!!"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Manuela,

    Adorei! Obrigada pelo forcing final. O Jaimi só podia adorar o (meu) Alentejo e com Sericaia e essas belíssimas Ameixas D'Elvas!! Agora vou ali finalizar o post. ;)

    Um grande beijo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzana por esperares pelo post.
      Um grande abraço

      Excluir
  2. Adoro sericaia, é um das minhas sobremesas preferidas. Afinal não é difícil de fazer. Vou experimentar um destes dias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonor!
      Não é nada complicado. Convém é ter um prato grande de barro capaz de ir ao forno. O meu é pequeno e esta receita sobra metade que tenho de fazer noutros recipientes.
      Bjnhos

      Excluir
  3. Manuela,
    O que eu gostei deste teu post! Tu podias ser produtora de programaas de televisão! Olha que de verdade conegui ver o jamie Oliver pelas tuas terras. Gosto tanto de Sericaia! E não como há anos e anos! Adoro a receita com os ramekins, ficaram lindos. Só me faltam as ameixas, não são facultativas!
    bjs e boa semana!!
    (PS qq dia tens de ser host tb, não penses que escapas :) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Obrigada pelo comentário. Eu também via bem o Jamie no Alentejo e acho que ele ia gostar. Se tens saudades da Sericaia, se algumas vez quando estiveres em Portugal passares para aqueles lados, em Entradas (perto de Castro Verde) comi a melhor Sericaia da minha vida no restaurante O Celeiro. Recomendo.
      Quanto a ser host é quando tu disseres. Vou começar a pensar num tema.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Manuela,
    gostei tanto do teu post! Consegui bem, ver o Jamie (que adoro!) a percorrer esse teu Alentejo, e a conhecer as gentes e as tradições gastronómicas. Eu amo sericaia. Quando o Bourdain passou lá por casa, também lhe ofereci para sobremesa, e até tenho cá em casa ameixas em calda de Elvas. Fiquei com vontade de provar a tua :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ginja!
      Ficou boa, mas tenho de comprar um daqueles pratos /alguidares para fazer a sericaia. O prato que trouxe para isso, torna-se muito pequeno, metade da receita fica de fora e depois não fica tão alta como de costume. As ameixas, trouxe quando fui a Portugal, já com a intenção de fazer, pois cá não se encontram.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Um post perfeito e lindo e uma sobremesa deliciosa que, acho, iria deixar o Jamie de 4!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia,
      Muito obrigada pela tua simpática mensagem. Também concordo que ele iria gostar de conhecer o nosso país e gastronomia.
      Bjkas

      Excluir
  6. A sericaia em ramequins individuais é uma ideia fantástica. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristina,
    É uma daquelas ideias que surgem empurradas pelas circunstâncias, como a maior parte das coisas na vida. Apesar de ter em mente fazer umas sericaias individuais, foi mais por não ter um recipiente suficientemente grande para toda a receita. Depois ficaram muito bonitas, cada ramequim com um pouco da calda e uma ameixa em cima.
    Bjnhos

    ResponderExcluir