segunda-feira, 19 de março de 2012

Risotto de Champagne para a Mané

Conheço a Mané apenas na blogosfera, mas a simpatia que transborda dos seus comentários, a solicitude que sempre a caracteriza quando lhe colocamos uma questão ou pedimos ajuda, tem ajudado a formar uma imagem positiva e uma forte simpatia por esta senhora de quem desconheço o rosto ou a idade e por quem certamente passaria na rua sem a reconhecer.



Há um ano atrás a Mané iniciou o seu blog, O Bolo da Tia Rosa, e fê-lo tão bem que eu, mais recente nestas andanças, julguei que ela era uma das veteranas. Hoje venho comemorar esse aniversário e homenagear a Mané, respondendo ao seu desafio de fazer uma receita de arroz.

Também eu adoro arroz e na dúvida entre o arroz doce e um risotto, decidi por este último, mas com um ar de festa. Para brindar ao primeiro ano do Bolo da Tia Rosa, sai directamente da Cozinha do Cravo e Canela um fumegante e delicioso Risotto de Champagne!



Ingredientes:
2 chávenas (xícaras) pequenas de arroz arborio
1/2 cebola picada finamente
500 ml de champagne ou de um bom espumante seco
500 ml de caldo de legumes
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de parmesão ralado na altura
Azeite, sal e pimenta qb

Deixar o champagne à temperatura ambiente algum tempo antes de ir cozinhar. Picar a cebola finamente e levar a refogar em azeite, até ficar transparente. Juntar o arroz e deixar fritar um pouco sem tomar cor. Adicionar o champagne todo de uma vez. Deixar cozinhar e quando estiver quase a ficar seco adicionar o caldo de legumes (que deve estar quente) aos poucos (juntar uma concha de sopa de caldo e deixar cozer até quase secar, só depois juntar outra concha de caldo). Verificar o sal e corrigir. Quando estiver no ponto de cozedura (não deve ficar mole ou com o grão aberto), deixar secar até só ter um caldinho cremoso. juntar a pimenta moída na hora, a manteiga e o queijo, mexer bem e tapar. Em 2 minutos está pronto a servir.




Para uma ocasiaão especial o ideal é acompanhar de champagne a degustação deste prato. O Risotto de Champagne pode ser servido como entrada ou como acompanhamento. É delicioso de qualquer das formas.




Parabéns Mané!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Que tentação... deve estar delicioso! :)
    Também fiz um risotto para o desafio, espero postar ainda esta semana!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava mesmo bom! Vou ficar à espreita para ver o teu risotto.
      Bjnhos

      Excluir
  2. A Mané parece ser uma excelente pessoa, mesmo sem a conhecer pessoalmente também sinto uma enorme simpatia por ela ;) É uma querida :)
    Adorei o teu risotto acompanhado por um champanhe é divinal. EExcelente participação. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana,
      Este mundo e este convívio virtual é muito interessante. Acabamos por encontrar pessoas com interesses semelhantes e, apesar das diferentes histórias de vida, idades, etc, são muitas vezes pessoas que têm tanto em comum!
      Bjnhos

      Excluir
  3. Eu também sinto o mesmo pela Mané e por vocês todas que já fazem parte da minha cozinha e do meu dia a dia. Ainda sou novata nestas andaças mas estou apaixonada.
    E foi neste aniversário que participei pela 1ª vez. E com risotto também :)))
    Adoro risotto e adorei este Manuela. É fabuloso!!!
    Bjo:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pipas!
      O teu risotto também está com um ar apetitoso e eu que gosto tanto de farinheira e aqui não é fácil arranjar. Quando for a Portugal tenho de experimentar... (as minhas visitas parecem mais uma maratona gastronómica em que tento comer tudo o que não apanho aqui LOL!!)
      Bjnhos

      Excluir
    2. LOL mas olha que se precisares eu envio-te. Queres???

      Excluir
    3. Muito obrigada Pipas, mas não dá porque as encomendas levam uma eternidade a chegar e, além disso, esse tipo de produtos não podem entrar. Como quando vou a Portugal!
      Bjnhos

      Excluir
  4. EU adoro risotto, é uma perdição para mim!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como te percebo Cidália. Para mim, um prato de risotto não precisa de mais acompanhamento!
      Bjnhos

      Excluir
  5. Manuela
    Champagne, risotto e muita muito simpatia (os brasileiros dirão que fiquei sem jeito).
    Obrigadaaaaaa, Manela, pelo carinho
    Beijinho
    acho que ficaria aqui o resto da noite a dizer obrigada (e não era por ter bebido o champagne mas sim por te ter levantado a taça9
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mané,
      Apesar de serem apenas virtuais, o risotto, o champagne e as flores são-te dedicados de todo o coração e as palavras de simpatia correspondem ao que sinto.
      Muitos beijinhos

      Excluir
    2. Muito obrigada manuela, só agora vi o que referes (embora não tenha dúvida sobre isso, o facto é que dizeres deixou-mw ainda mais contente

      Excluir
  6. Arroz é uma dádiva, é mesmo uma Festa!

    Chegou o dia do primeiro aniversário e à mesa estamos 33... perdão, corrijo, estamos 34, com a minha prima Margarida que trouxe o ingrediente para fazermos toda esta!

    E, decerto que não nos importamos de partilhar com cada um que nos visite!

    Se alguma dúvida havia sobre a festividade que o arroz encerra ela ficou completamente dissipada com esta festa. Ver chegar cada uma das participações foi também uma confirmação de dádiva, que agradeço com um rasgado sorriso.

    Obrigada, nunca é demais repetir, por partilharem as vossas histórias, por trazerem o vosso arroz e estarem aqui comigo.

    Não tenho a noção de quando tempo teremos estes momentos de partilha, não estou inquieta com isso, mas quero que saibam que o balanço deste ano inesperado aqueceu-me o coração e fez-me sentir grata por cada um de vós.

    A ordem que aqui colocarei as participações será a ordem de chegada, creio não me estar a esquecer de ninguém - sintam-se completamente à vontade para o referirem , se tal lapso acontecer.

    E, por favor sirvam-se… partilhem e saboreiem cada momento neste momento.

    A festa é nossa!

    Vamos, está quase na meia noite, vamos lá saborear todas estas iguarias!

    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/arroz-e-uma-dadiva-e-mesmo-uma-festa.html

    ResponderExcluir