quarta-feira, 7 de março de 2012

Croissants com Queijo e Mel

Lembro-me que nos meus tempos de faculdade (anos 80!!!), foi a grande época das croissanterias em Lisboa. Surgiam como cogumelos, estavam sempre à cunha e eu e os meus amigos passávamos por uma, quase todos os fins de tarde, depois das aulas, para aconchegar o estômago e o coração. Sim, porque um croissant acabado de sair do forno é um verdadeiro consolo. Os mais gulosos optavam pelo chocolate ou doce de ovos, eu preferia os de queijo ou maçã.




Esta semana, aproveitando ter feito massa folhada para os Pain au Chocolat, fiz meia dúzia de croissants, com recheio de queijo. Mas como já estou mais gulosa do que era nos remotos 80's, dei-lhes um toque doce com o mel. Para a próxima irei mais longe, vou acrescentar um pouco de mel e nozes ao queijo e ver como fica.




Ingredientes:
Massa folhada (podem ver a receita aqui)
Queijo mozzarella
Mel

Estender a massa folhada com cerca de 2 a 3 mm de espessura, cortar triângulos com cerca de 10cm de altura e uns 7cm de base. Na base colocar o queijo, formando uma barra em quantidade a gosto, mas que permita enrolar o croissant. Enrolar o croissant, e formá-lo em ferradura, garantido que as pontas ficam bem fechadas (podem torcer um pouco). Pincelar a parte de cima do croissant com mel. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a cozer em forna a cerca de 200º. Deixar dourar.




Comer quente, com o queijo a derreter. Depois de frios, antes de comer, embrulhei cada croissant em papel de alumínio e aqueci no forno. Adorei o contraste do dalgado do queijo com o sabor a mel caramelizado da côdea do croissant!

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Fizeste-me lembrar os meus tempos de faculdade (mais recentemente) em que iamos à croissanteria comer uns belos croissants quentinhos. os meus favoritos eram os de queijo e os de chocolate. Belos lanches, gulosos e animados. E os teus croissants ficaram uma fofura. Lindos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos cheios de belas lembranças!
      Obrigada pela tua mensagem.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Porque é que croissants rimam com vida de estudante?
    Os teus estão com muito bom aspecto
    Beijinbhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não é Mané!
      Ficaram bons estes, mas nada se compara aqueles que recordo dos tempos que lanchava com os amigos, tinham o sabor da juventude e da amizade!
      Bjnhos

      Excluir
  3. Olá Manuela! Que ricos croissants! E que bela combinação essa da mozzarela e mel, cá em casa somos mais gulosos e por isso faço sempre com nutella :P
    Beijinho e continuação de bom fim de semana*

    ResponderExcluir