domingo, 19 de fevereiro de 2012

Perna de Cordeiro com Hortelã

Um assado ao fim de semana é sempre uma boa opção. Não exige muito trabalho e, dependendo do número de pessoas e da quantidade preparada, pode ainda sobrar para o jantar. Uma das carnes que mais apreciamos é a de borrego, particularmente quando assada no forno. O borrego combina bem com alecrim e com hortelã e, geralmente, faço o tempero com uma destas ervas, ou mesmo com as duas.





Ingredientes:
1 perna de cordeiro (ou de borrego pequeno)
8 dentes de alho
1 ramo de hortelã
Azeite, sal e pimenta qb.
4 batatas médias ou 16 batatinhas novas

Limpar bem a perna de cordeiro. Certificar que foi retirado o nervo que dá mau gosto à carne. Esfregar com sal e pimenta acabada de moer. Num almofariz, ou num processador de alimentos, esmagar os alhos com o quatro colheres de azeite e as folhas de hortelã. Esfregar a carne com esta pasta e deixar pelo menos duas horas a tomar o gosto. Entretanto cozer as batatas, deixando al dente. Se forem batatas médias, descascar e cortar em quartos. Se forem batatas novas, cozer com pele e pelar. Levar a perna de cordeiro ao forno num tabuleiro ou prato refractário, rodeando com as batatas e regando com mais algum azeite. As batatas devem ser regadas com um fio de azeite e temperadas com pimenta antes de ir para o forno. Com o forno a cerca de 200º, deixar a carne selar de ambos os lados, virando a meio do processo. Depois cobrir o tabuleiro com folha de alumínio e deixar cozer (cerca de uma hora, mas depende do tamanho) a 180º. Também deve virar a carne a meio deste tempo, fazendo o mesmo com as batatas. Uma forma de ver se a carne está boa é espetar e deixar sair líquido que já não deve ser de sangue (está cozida, mas não seca). Quando chegar a este ponto, deixar alguns minutos para dourar e dar aquele ar estaladiço à superfície.




O cheiro a hortelã vai inundar a casa e o sabor da carne tenra também costuma agradar à maioria das pessoas. Podem ainda fazer um arroz branco e uma salada verde para acompanhar a carne e as batatas assadas.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Concordo plenamente que ao fim-de-semana sabe sempre bem um assado no forno. Alegar qualquer casa, e o cheiro das ervas aromáticas é perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ginja!
    É bem verdade. Tem a ver com a noção de lar que trazemos da infância.
    Boa semana para ti.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela,
    Vim aqui ter por acaso e ainda bem que vim, pois adorei o teu cantinho e vou levar o link para poder voltar.
    Este cordeiro tem um aspecto dos céus.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lia,
      És sempre bem vinda e fico muito satisfeita que tenhas gostado do Cravo e Canela e da perna de cordeiro.
      Beijinhos,
      Manuela

      Excluir