quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Molho de Tomate Caseiro

Eu sei que já repetidas vezes mencionei a utilização de molho de tomate caseiro em várias receitas, das pizzas às lasanhas, passando pelas massas. Embora cada um de nós tenha a sua receita de molho de tomate, fica aqui a sugestão dum molho que podem fazer quando têm mais tempo ou quando recebem aquele presente de não sei quantos quilos de tomate maduro e não sabem como gastá-lo antes de se estragar.




Cá em casa, a especialista do molho é a nossa querida Cecília e temos sempre um frasco grande no frigorífico, onde poderia durar semanas se nós deixássemos! Na verdade, a frequência com que os cozinhados envolvem tomate não nos permite testar a sua verdadeira duração. No entanto, lembro-me que, nos anos 60, na altura em que havia fartura de tomate, a minha mãe fazia conserva, nuns casos só do molho e noutros mesmo com tomates inteiros dentro do frasco, que durava meses.

Ter este molho pronto é muito prático quando nos atrasamos para fazer uma refeição ou quando surge uma visita inesperada mesmo em cima da hora do jantar. Pode acompanhar uma pasta que se cose em poucos minutos, enriquecer um estufado de legumes e até já o tenho utilizado para fazer o arroz de tomate malandrinho que tanto apreciamos. Ou seja, em poucos minutos, podemos ter algo delicioso para colocar na mesa!




Ingredientes:
1,5 kg de tomate bem maduro
1,5 dl de azeite
1 cebola grande
5 dentes de alho
1 ramo de cheiros (manjericão, alecrim, salsa, cebolinho)
Sal, orégãos, açúcar

Lavar e tirar o pézinho dos tomates e levar a cozer inteiros em água abundante dentro de uma panela. Quando estiverem cozidos, triturar com a varinha mágica (mixer) e coar por um passador para separar as peles e as grainhas. Numa panela, colocar o azeite e as cebolas picadas, deixando refogar. Quando começarem a ficar translúcidas acrescentar os dentes de alho bem esmagados. Deixar cozinhar mais um pouco e juntar o puré de tomate. Temperar de sal (ter em conta que ainda vai reduzir) e açúcar (para cortar o excesso de acidez do tomate), juntar os orégãos e as ervas aromáticas cortadas grosseiramente. Tapar (parcialmente) a panela e deixar cozinhar durante cerca de uma hora, até engrossar e ficar bem apurado de sabor.




Deixar arrefecer na panela e, quando estiver frio, guardar num frasco bem lavado e seco. Guardar no frigorífico e utilizar de forma liberal nos vossos pratos do dia-a-dia.

Espero que gostem!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Oi Manuela,
    Muito prático o seu molho e delicioso.
    Obrigada por partilhar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylla!
      É mesmo bom e vale a pena fazer e ter sempre disponível. Obrigada pelo seu comentário.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Um molho delicioso! Deve ser o meu favorito :)
    Super prático para comer com pastas e com ervas aromáticas. Pratos simples mas cheios de sabor.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      É delicioso e já me salvou de uma ou duas situações inesperadas.
      Bjnhos

      Excluir
  3. Pois é Manuela, o jeitão que dá ter sempre esse molho à mão! Aqui em casa o tomate também é rei! No Verão fiz uns quantos frascos de molho de tomate assado no forno, mas não durou muito não!
    Continuação de uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vais Pammy?
      Nem vale a pena perguntar se está aí frio. Nunca fiz molho de tomate assado, mas parece-me que deve ser bem bom.
      Bom resto de semana também para ti. Bjnho

      Excluir
  4. Que maravilha! Faço parecido com o pimento, e já só há um restinho no frigorífico! Fica com um sabor completamente diferente! Acho que vou atacar uns tomates que tenho congelados e fazer esta maravilha!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera!
      Nunca fiz molho de pimento. Mas já fiz molho de tomate com pimento vermelho e fica um sabor ainda mais intenso.
      Bjnhos

      Excluir
  5. Manuela, não há nada como o molho de tomate caseiro é uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir