quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Salmão Assado no Forno com Endro e Limão


Apesar de gostarmos muito de peixe, não apresento frequentemente receitas pois aqui não é fácil arranjar peixe fresco. Ainda assim, o salmão, por ser de cultura (proveniente do Chile, e tão bom como o da Noruega), é mais fácil de encontrar. Hoje trago-vos lombos de salmão assados em papelotes, temperados com limão e endro.




O endro é uma erva aromática, de folha e aroma muito parecidos com os do funcho (erva doce), que fresco confere um sabor especial tanto a pratos de peixe, como a vegetais, a molhos e saladas. Pode ser também utilizado para aromatizar vinagres e conservas. Recentemente, comprei um endro que plantei na horta e que já está bem bonito e crescido. Esta foi a sua primeira contribuição para a Cozinha!




Ingredientes:
Lombo de Salmão (para 4 pessoas)
Raspa de 2 limões
1 raminho de endro
sal, pimenta e azeite qb.

Temperar os lombos de salmão com antecedência. Na hora de levar ao forno, colocar os lombos sobre pedaços de papel de alumínio (pode ser melhor fazer embrulhos individuais), temperando de pimenta e com a raspa do limão e os pedaços de endro. Acrescentar um fio de azeite (não é preciso muito, pois o salmão é um peixe muito gordo), fechar os papelotes e levar ao forno dentro de um tabuleiro. Deixar cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos (depende da altura do lombo, mas em geral é bastante rápido). Servir quente, acompanhado de pedaços de limão, para se poder regar o peixe com o sumo. 





Neste caso foi servido com arroz, mas também vai muito bem com apenas uma salada.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Adoro cozinhar o salmão assim em papelotes, com ervas aromáticas :) O endro ainda não tive o prazer de provar...
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ginja!
    Eu embora já tivesse provado, nunca tinha utilizado para cozinhar. Tem um aroma muito subtil e agradável. Eu também gosto muito dos papelotes... deixam o peixe (ou carne) muito suculentos e tenros, mesmo no ponto!
    Bjkas

    ResponderExcluir