quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gelatina de Frutos Tropicais com Tapioca de Coco

As sobremesas à base de frutas são sempre agradáveis nos dias quentes. Esta sobremesa que trago hoje tem um sabor muito tropical, tanto pelos frutos que compõem a parte da gelatina, como pela tapioca de coco. Para quem vive onde agora é Inverno, o seu sabor delicado e refrescante, traz à memória as tardes dos Verões que já passaram e a expectativa das que ainda estão por chegar.



Verrines - de l'Apéro Chic au Café Gourmand
A inspiração quanto à combinação dos sabores, retirei-a deste livro. No entanto, as proporções dos ingredientes pareceram-me tão estranhas, que decidi (re)construir a receita por mim própria.

É essa e não a original que aqui vos deixo. 

Não deixo, contudo, de recomendar este livro que traz sugestões muito interessantes para verrines, tanto doces como salgados, com algumas combinações de sabores e ingredientes menos comuns e com ideias de apresentação bem agradáveis e inspiradoras.




Ingredientes:
3 rodelas grandes de abacaxi / ananás (cerca de 6 rodelas de lata)
1/2 manga
1 maracujá azedo (ou 2 maracujás doces)
50 g de açúcar
3 folhas de gelatina ou gelatina em pó (sem cor e sem sabor)


1/2 chávena de tapioca
4 chávenas de leite
200 ml de leite de coco
6 colheres de açúcar


Lavar e descascar o abacaxi e a manga e cortar a quantidade referida em pequenos cubos. Colocar o abacaxi com  o açúcar, deixar cozinhar por dois a três minutos. Juntar a manga e, em seguida a polpa do maracujá. Entretanto, demolhar as folhas de gelatina ou dissolver a gelatina em pó num pouco de água fria. Juntar a gelatina à compota de frutas, mexendo bem. Distribuir pelas tacinhas (estas quantidades dão para cerca de doze taças pequenas). Colocar no frigorífico para solidificar.


Colocar a tapioca de molho numa chávena de leite para hidratar, aguardando cerca de 30 minutos. Num tacho juntar as restantes três chávenas de leite, o leite de coco e as seis colheres de açúcar e levar a aquecer. Quando amornar, juntar a tapioca já devidamente hidratada e deixar cozinhar até ferver alguns minutos, deve ficar cremosa mas ainda com bastante líquido, pois depois de arrefecer espessa mais. Deixar arrefecer um pouco e colocar, cuidadosamente sobre a gelatina de frutos que já deve ter tido oportunidade de ganhar alguma solidez. Voltar a colocar no frigorífico. Servir fresco.




É uma sobremesa agradável e fresca que combina um doce confeccionado com leite com uma parte exclusivamente de fruta. Espero que experimentem e que gostem!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário