terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bolachas de Amêndoa, Limão, Cravo e Canela

Para mim, os últimos meses do ano são os meses de fazer bolachas, de ficar nos fins de semana de chuva, no abrigo do lar. Isto estava muito associado ao Outono e à chegada do frio. Agora que estou no hemisfério sul, o meu calendário biológico está todo atrapalhado e, apesar de ser quase Verão, continua a apetecer-me fazer bolachas e biscoitos. Por outro lado, não há nada que me convença que o Natal está quase a chegar...




A semana passada fiz estas bolachas de amêndoa, aromatizadas de limão, cravo e canela que já são presença frequente na nossa casa há muitos anos. Tenho boas lembranças de tardes a fazer bolachas destas com o meu filho ainda criança, de avental e cortadores de bolachas variados (um kit de cortadores para plasticina!) com que fazíamos peixinhos, elefantes, carros e patos!




A receita veio originalmente de um Livro de Receitas Vaqueiro já muito antigo, que tinha conseguido nos anos 80, juntando provas de compra da margarina. Tenho toda a colecção e todas as receitas que experimentei saem perfeitas. Penso que já nem estão mais à venda, mas o Instituto de Culinária Vaqueiro tem agora novos livros que poderão ver no site da marca Vaqueiro. Neste site podem ainda encontrar imensas receitas que, se forem como as dos livros, podem experimentar sem qualquer receio.

As minhas adaptações das receitas incluem geralmente ou um corte na quantidade de gordura ou na dose de açúcar, ou acrescentar algo que adicione aroma. Neste caso, a minha versão não difere muito do original, mas segue os ajustes que fui fazendo, ao longo dos anos, para ficar mais a meu gosto.

Ingredientes:
125 g de açúcar
100 g de margarina
1 ovo
Raspa da casca de um limão (siciliano) ou lima (limão)
1 colher de chá de canela
Raspa de dois cravos de cabecinha
75 g de amêndoas peladas e trituradas
250 g de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento em pó

Escaldar e pelar as amêndoas, deixar secar e, depois, triturar. Misturar o açúcar com a farinha, o fermento em pó, a amêndoa ralada, o pó de canela, o cravo ralado e as raspas de limão. Juntar a margarina à temperatura ambiente, partida em cubos e esfarelar, misturando com os ingredientes secos, até ficar com um aspecto esfarelado. Juntar o ovo batido e amassar, formando uma mistura homogénea e bem integrada. Fica uma massa macia, mas untuosa e que não agarra aos dedos. Formar uma bola e deixar dentro da taça coberta com película aderente. Deixar repousar no frigorífico (geladeira) durante uma a duas horas. Passado este tempo, estender a massa com cerca de 3 mm de espessura e cortar as bolachas com a forma pretendida. Se não tiver corta bolachas pode utilizar um copo ou chávena. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, sobre papel vegetal (manteiga), mantendo alguma distância entre as bolachas para que não se colem ao cozer. Vão a cozer em forno quente, na zona central do forno.





São deliciosas para acompanhar uma chávena de chá ou um copo de leite. O seu aroma a limão, cravo e canela enche a casa desde que começam a cozer no forno.




Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Adorei as bolachinhas Manuela, são perfeitas :) Também só penso em fornadas de bolachinhas nesta altura, mas percebo que por aí andes com as voltas trocadas!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ginja!
    Ando mesmo. Dou por mim a entrar num centro comercial e nos primeiros 30 segundos pergunto-me o que terá levado a encherem tudo de pais natal e árvores LOL.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Que cravo é esse de cabecinha que devo ralar??? Cravo da india?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cravo da índia, sim! Se encontrar já em pó é o melhor, pois nãp é fácil ralar ou moer uma quantidade tão pequena.
      Bons cozinhados!

      Excluir
  4. Gostei da receita das bolachinhas com muito bom aspeto. Beijinhos e abraços

    ResponderExcluir