segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Canellonnis de Espinafre e Ricotta

Os espinafres têm sido uma das culturas mais bem sucedidas da nossa horta! Ainda na outra semana apanhei um cesto a transbordar e já estão novamente capazes de colher. Não se tratam dos espinafres habitualmente vendidos em Portugal, de folha grande e fina! Têm as folhas mais pequenas, mas mais carnudas. São saborosos e têm sido usados tanto em  sopas como em pratos com massas.


Estes últimos, foram parar a um tabuleiro de Cannellonis, onde combinaram às mil maravilhas com um queijo Ricotta. Talvez com o requeijão tradicional português, ainda fique mais saboroso, mas essa receita terá de esperar até uma próxima visita a Portugal!


Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para lasanha
1 embalagem de queijo Ricotta
1 molho de espinafres
1 cebola
3 dentes de alho
7,5 dl de molho de tomate caseiro
5 dl de molho béchamel
75 g de mozzarella ralado
Azeite, sal, noz moscada e pimenta, qb

Separar as folhas dos espinafres e deixar cozer por 2 minutos em água a ferver com um pouco de sal. Escorrer e reservar. Picar a cebola e os alhos finamente, levar a cebola a refogar em azeite até ficar transparente, quando estiver quase juntar os alhos, tendo cuidado para não deixar queimar. Juntar os espinafres previamente cozidos e picados, deixar cozinhar mais um pouco (2 minutos). 

Esfarelar cuidadosamente o queijo ricotta e juntar à mistura de espinafres. Temperar com pimenta e noz moscada, envolvendo cuidadosamente. Entretanto fazer o molho béchamel, cozendo uma colher de sopa de farinha em manteiga, a que se acrescenta leite, a pouco e pouco, até formar um creme aveludado e fluído. Tempera-se de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.


Para formar os cannellonis, cortam-se as folhas de massa fresca para lasanha ao meio, coloca-se o recheio de ricotta e espinafre no meio e enrola-se, formando um tubinho. Vão-se dispondo os canellonnis ao lado uns dos outros, num prato rectangular que possa ir ao forno. Se for preciso, fazem-se duas camadas. Quando todos estiverem feitos rega-se com o molho de tomate caseiro, colocando por cima o molho béchamel. Finaliza-se, polvilhando com queijo ralado.


Vão a forno cerca dos 180º, até o molho ter reduzido um pouco e estarem perfeitamente gratinados.

Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Gostei imenso desta receitinha. Eu gosto muito de cannellonis e com espinafres melhor =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carolina! Também faço uns de salmão com espinafres que são uma delícia. Um dia destes posto a receita.
    Bjnhos para si e para a Margarida

    ResponderExcluir